segunda-feira, 30 de abril de 2012

Feliz dia do explorado, perdão: Trabalhador.

"Todos vós, que amais o trabalho desenfreado (...), o vosso labor é maldição e desejo de esquecerdes quem sois."  Friedrich Nietzsche - Assim falava Zaratustra.

Nem sei o que pensar quando me mostram um texto meu e não o reconheço. Simplesmente porque achei-o bom demais.

Escraviza os meus pensamentos
 Não por breves momentos
 Mas por toda uma eternidade
 Mesmo que seja com uma não verdade.

 Prende o meu corpo a alegorias
 Algema-o bem, com palavras vazias
Tortura-o com lógicos devaneios
 Ou outros artificiais meios.

 Queima os meus olhos com os teu toque frio
 Extrai deles a tristeza enquanto eu rio
 Faz de mim o chão onde caminhas
 As lágrimas que tens nas mãos jamais serão minhas.

 Deixa-me em locais abandonados
 Com os meus membros flagelados
 E não digas que me vens buscar.
 Esperarei impacientemente que me venhas novamente magoar.

Teoria da conspiração: Volume "don´t headbang and drive."

Segunda Feira, 7h e 30m. As segundas feiras são terríveis... São sempre dias de ouvir música a altos berros no carro a caminho do trabalho para não adormecer ao volante. As escolhas à segunda-feira recaem sempre em álbuns de metal. Tenho que ter muito barulho... Hoje foi "Tragic Idol" dos meus adorados Paradise Lost. Álbum novinho em folha!!! Saiu no dia do meu aniversário!!!! Que fofinhos que eles foram por se terem lembrado de mim... O álbum está excelente! Conseguiram destronar Metallica como minha banda de metal favorita só pelo facto de terem um número agora maior de grandes álbuns... In your face, Lars!!!!!! Certos temas fazem desabrochar em mim a vontade de fazer headbang e com ela as saudades do meu cabelo comprido. A meio da viagem perco o controlo e dou por mim a fazer headbangs furiosos. Isto é perigoso! Deviam ensinar nas escolas de condução que isto não se deve fazer. Obviamente, tal acto impede-me de ver a estrada e o que acontece é que subo um passeio e paro a milímetros de bater num muro. Refeito do susto, chego à conclusão que é a segunda vez que saio da estrada ao som de Paradise Lost. Na primeira vez entrei mesmo dentro do estádio do meu F.C Penafiel exactamente após o lançamento de um álbum novo também dos ingleses. Hum! É mais que óbvio o que se passa aqui: A banda quer exterminar-me! Só fazem bons álbuns porque sabem que eu não me consigo controlar e tenho que abanar a cabeça violentamente mesmo quando ao volante do meu Opel Corsa. (coitadinho, leva cada esfrega! Por isso amua tantas vezes comigo!) Talvez queiram matar-me porque eu amaldiçoei-os quando andaram anos perdidos a fazer música electrónica e, qual final trágico de uma relação amorosa de muitos anos, não quis saber deles até 2008. Sempre me disseram que a vingança serve-se fria, mas no caso dos Paradise Lost serve-se em forma de grandes temas. Cada um é uma tentativa de homicídio à minha pessoa... Aqui está a música que fez com que a estrada tenha mudado as curvas subitamente. Eu sei que ninguém ouve a música que eu aqui ponho, mas quem manda aqui sou eu, portanto... tomem lá disto..

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Quando uma música captura a minha existência...

Não tem palavras, é certo... Dos poucos momentos em que as palavras não são necessárias... Uma melodia claustrofóbica pontualmente coroada com uma distorção dissonante introspectiva. Evolui para uma agressividade harmónica onde no seio do ruído demolidor floresce uma outra melodia trucidante que seduz os sentidos e os deixa à deriva na direção certa. Perturbante e vagueante como eu. Imprevisível mas cativante... banda sonora do Filme Ink. Só por isto vou desunhar-me para o ver. Russian Circles ao vivo no Hard Club dia 12 de Maio. Lá vou eu retroceder na minha decisão de não dar mais dinheiro a ganhar ao Hard Club. É por uma boa causa...

terça-feira, 24 de abril de 2012

Não lido bem com mudanças bruscas. Então com esta do Blogger....

A odiar pessoas desde 1981.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Não fujas da dor.
Procura sentir todo e qualquer ardor.
Quando já não doer,
Transpuseste o mero viver.

Procura a loucura.
Lá,as leis por ti são feitas.
Toca no medo que impões aos demais,
Quando não reconheces outro qualquer poder
A não ser o teu querer...

domingo, 22 de abril de 2012

Isto é que é uma guitarra personalizada. Jeff Hanneman - Slayer

Fanático, eu????

Em Itália, a claque da equipa do Génova interrompeu o jogo quando a sua equipa estava a ser goleada por 4-0 obrigando os jogadores a despirem a camisola por "não serem dignos de as usarem."
Eu já tinha pensado fazer isso mas não no contexto futebolístico. Quero tirar o baixo ao Roberto Trujillo dos Metallica porque ele não é digno de estar no lugar do grande Cliff Burton.

Produz+consome= A tua existência

sexta-feira, 20 de abril de 2012

É como ver-me a um espelho.

"Imperial, colérico, irascível, extremo em tudo, com uma imaginação nunca vista, ateu até ao ponto do fanatismo, aqui estou eu. Matem-me outra vez, ou aceitem-me como sou, porque jamais irei mudar. " Marquês de Sade.
Existe um vasto vazio em mim preenchido por ténues nostalgias do que não vivi...

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ai Portugal, Portugal: de que é que estás à espera?

Portugal é um país soberano e laico.
Hum!!! Então porque precisam negociar com o Vaticano os feriados religiosos que serão abolidos?
Será que foi a Troika a decidir a abolição do feriado do 1º de Dezembro ? A data que marca o nosso romper com a soberania espanhola. Se há data que tem que ser comemorada pelos portugueses é essa mesmo. Mais do que um qualquer feriado religioso que nem os religiosos conhecem o seu significado.
Já agora mais valia vender o Castelo de Guimarães para ser demolido e dar lugar a um parque de estacionamento tal é a forma como a honrosa história do nosso país está a ser tratada.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Preciso que me validem a existência.
Com um qualquer carimbo como os usados nas repartições de finanças.
Quero emoldurar a minha existência, como se de um diploma das "Novas oportunidades" se tratasse.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Já lá ia um tempinho que não punha aqui nada do Lobo Antunes. Para quem não gosta dos seus romances, experimentem ler as crónicas no site da Visão.

"Eu pasmo com as senhoras e os senhores que alinham resenhas críticas nos jornais, pasmo com a sua petulância e a sua patetice e, sobretudo, com o profundo desconhecimento da coisa literária, expresso em afirmações absurdas. Mas nada disso me parece significativo diante do mistério da arte, que requer humildade, atenção e amor. O que é importante para mim é que eu escreva, porque, se for capaz de escrever, tenho sempre razão."
Um adolescente chinês vendeu um rim para assim poder comprar um Iphone e um Ipad.
Espero que o nosso estimado presidente da républica siga o exemplo deste rapazinho, assim já teria dinheiro para as suas despesas visto que o que aufere das suas reformas não é suficiente.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O mundo e as suas ironias...

Sua majestade, rei D. Juan Carlos de Espanha, magoou-se após uma queda numa caçada a elefantes em África. Ohhh que pena!!!!!!
O engraçado deste fait-diver é que o rei é presidente honorário da WWF- a maior organização mundial pela defesa dos animais...

Para adensar o enredo desta situação já surreal, os espanhois organizaram manifestações contra estes devaneios bélicos de sua iminência não porque têm pena dos pobres elefantes mas sim porque acusam o rei de esbanjar dinheiro nestas "actividades" frívolas numa altura em que os "nuestros hermanos" preparar-se-ão para pedir ajuda económica externa!!!!!!

Não vou chamar estúpidos aos espanhóis, isso já é daquelas coisas que toda a gente já sabe, mas apetecia-me chamar algo bem pior aos responsáveis da WWF.
Como é possível que um monarca de um país que só muito recentemente deixou de ter touradas de morte possa ser indigitado como presidente honorário????????

Um humano quando mata outro é um assassino. Um humano que mata um animal é o quê?

Já que a ignorância da suposta espécie inteligente é tanta ao ponto de eleger como desporto e forma de lazer torturar e matar animais, gostaria de ver o inverso:
Elefantes a fazerem caçadas a humanos e corridas de humanos até à morte em arenas repletas de touros aplaudindo cada estocada infligida num humano.
Os animais recusar-se-iam a fazê-lo. São mais inteligentes. Talvez por isso sejam exterminados: porque temos inveja deles...


E agora fica aqui o que Nelson dos Simpsons tem a dizer ao rei espanhol...

domingo, 15 de abril de 2012

O filme português "Tabu" do realizador Miguel Gomes está a ser muito bem recebido pela crítica. Alguma dessa crítica considera o filme " melancólico". Penso que esse adjectivo não deve ser usado para descrever um filme português, porque ele é já um sinónimo do cinema nacional.
Vou esperar para ser apenas uma memória.
Uma moldura esquecida e escurecida pelo pó e pela acção do tempo.
Nessa moldura não estará um corpo, mas toda uma existência.
Espectral dimensão de pensamentos erróneos porque alguém diz que o são.
Frases desconexas, abstractas, estranhas, subjectivas, vagas...
Uma memória sem rosto, apenas uma brisa que um dia fez alguém sorrir...

sábado, 14 de abril de 2012

Epidemia de pessoas parvas. Depois de David Mustaine, Igor Cavalera dos outrora míticos Sepultura.

Inquirido sobre os seus muitos projectos de percussão, há um que não deixa de ser, no mínimo, estranho: a sua aliança aos Buraka Som Systema.
Resposta deste grande baterista:-" Os buraka são uma banda legal pah caramba."

Igor: Para não escrever aqui palavrões que baixariam e muito o nível elevadíssimo (LOL) deste blog, só digo que pensava que o maluco da família era o teu irmão Max porque acha que viu deus, mas afinal tu és bem pior. Acho mais provável alguém conseguir ver deus do que encontrar um pixel de talento nos Buraka Som Sistema.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Trazes a morte no olhar.
A morte do que eu quero que morra em mim e o nascimento do que nunca floriu em mim.
Aí tens o quão basto é o teu olhar...

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A canção do engate.

Hoje, ao tomar um café com um amigo um diálogo no mínimo estranho acontece:-
- Olha onde vamos no sábado à noite!- diz o meu amigo ao mesmo tempo que me estende um rectângulo de cartão. Um esgar de repulsa misturado com medo toma de assalto o meu rosto quando vejo que é um bilhete para uma qualquer banda brasileira de forró. Aquele pequeno papel aparentemente inofensivo que os meus dedos seguravam pareceu-me um tubo de ensaio no qual dançava o mais brutal vírus alguma vez criado capaz de de dizimar toda a humanidade tal era o pavor que me invadia.
- Deves estar a gozar, certo? Porque raio haveria eu de me enfiar num concerto duma coisa destas?
- Por causa das gaijas.
- O quê? Estás maluco!!! Agora andas a ouvir esta merda?
- Claro que não. Só vou por causa das gaijas. Há lá tantas e tantas boazonas.
- F....-se! Estou parvo!!! E falas de quê com elas? De telenovelas e da "querida julia"?
- Lá estás tu e a tua paranóia com gaijas inteligentes. Meu amigo, deixa-te disso.
- Paranóia, eu? Tu é que queres desperdiçar um sábado à noite enfiado num sítio horrível a ouvir musica de merda só para tentares não sei o quê... Eu quando vou a algum lado quero é divertir-me, beber uns copos e, se possível, ouvir boa música.
- Tu e as tuas cenas maradas. Tens que te actualizar. Tens que ir à guerra...
- Nem penses. Prefiro ficar em casa a ler um bom livro ou a ver qualquer coisa do que fazer tal coisa. Tu divertes-te quando vais a esses sítios?
- Não. Mas eu vou é focado noutra coisa.
- E quando não consegues, que deve ser 99% das vezes, deves sentir cá uma frustração...
- Ahhhh......

Esta conversa fez-me pensar na quantidade de homens que são como o meu amigo que regressam a casa hiper-deprimidos, com as carteiras vazias, e com enormes secas apanhadas em sítios dos quais não gostam só por causa do seu predadorismo sexual.
Gostava que experimentassem, uma só noite que fosse, deixarem a "besta" em casa. Provavelmente divertir-se-iam imenso na companhia dos amigos e a frustração existencial seria bem mais tolerável.

È triste, mas há muitos homens que praticam este pungente acto de masoquismo.
Por sexo, ou a mera esperança de, os homens são capazes de tudo.
Levam mulheres a sítios que odeiam só porque estas o sugerem. Fingem que são educados e que estão a ouvir o que elas tem para dizer quando, na realidade, a sua mente está é a fazer um filme pornográfico. Fazem conversa estúpida, mas só pensam é no desfecho final.
Aí entra o poder da mulher. Uma mulher já sabe o desfecho da noite e joga com esse desespero que o homem não consegue disfarçar. A mínima palavra decente sobre um homem transforma-se imediatamente na cabeça deste numa mensagem subliminar.
Há mulheres que usam esse poder muito bem. O joguinho da sedução é cruel para um homem, mas este não desiste.
Quando o final da noite não corre como o antecipado, é um duro golpe para um homem. O ego masculino é o seu ponto g!!!

Certa noite saí com uma amiga minha para uns copos no Porto. Foram uns quantos porque de repente ficámos sem dinheiro e sem tabaco mas com uma vontade enorme das duas coisas. Então, observando os olhares raivosos que era vítima por parte dos homens que me viam com a minha amiga, tive a brilhante ideia de pôr o corpinho dela a render. EIIII Calma!!!!!! Nada disso que estão a pensar.
Sendo a rapariga um óptimo protótipo da raça ariana (loira, olhos azuis, alta e com um corpo de modelo), portanto, algo irresistível para a maior parte dos homens, sugeri que fosse metendo conversa com uns quantos gajos e que lhes cravasse alcoól e cigarros para nós os dois.
Meus amigos: só vos digo que apanhei uma borracheira enorme, mas ainda me lembro dos olhinhos brilhantes das vítimas no início desta maléfica manipulação e de como depois pareciam perder a vida quando não eram bem sucedidos.
Explorar os homens é tão fácil!!!! Acho que a minha amiga tomou-lhe o gosto depois disso pois sempre teve namorados cheios de dinheiro que lhe compram tudo.
Oh meu deus; o que fui eu criar???????????'!!!!!!!!!!


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Isn´t it ironic????

"Há demasiadas mãos sujas com a iniquidade, com a exploração dos fracos ou com as conjuras de interesses."- Arcebispo de Braga.

Obrigado Valter Hugo Mãe por me apresentares este grande poeta.

O Solitário

Como alguém que por mares desconhecidos viajou,
assim sou eu entre os que nunca deixaram a sua pátria;
os dias cheios estão sobre as suas mesas
mas para mim a distância é puro sonho.

Penetra profundamente no meu rosto um mundo,
tão desabitado talvez como uma lua;
mas eles não deixam um único pensamento só,
e todas as suas palavras são habitadas.

As coisas que de longe trouxe comigo
parecem muito raras, comparadas com as suas —:
na sua vasta pátria são feras,
aqui sustém a respiração, por vergonha.

Rainer Maria Rilke

domingo, 8 de abril de 2012

Não há segredos vãos
Quando te prendo as mãos
E tapo a boca

Não há palavras tuas
Que acendam as ruas
Onde a luz é pouca

sábado, 7 de abril de 2012

Benvinda ao meu silêncio...
Ele é tentador. quase tanto como tu...
Ele é o meu e o teu incubus...

Tu és o meu succubus...

Succubus: Sucumbe comigo!!!!!!!!!!
Sucumbe ao apelo do meu medo.
Sucumbe ao meu desejo.
Sucumbe ao que nunca sucumbirá.
O meu silêncio é grande, chega para nós os dois...

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Boa páscoa!

"Um padre é um hipnotizado que tenta por sua vez hipnotizar."- Gonçalo M. Tavares- Aprender a rezar na era da técnica.

Nunca levei o reggae a sério, então depois disto...

O cantor jamaicano Sizzla tem visto muitas das suas datas europeias adiadas ou mesmo canceladas alegadamente pelo conteúdo homofóbico das suas letras. Portugal não foi excepção na emergente contestação ao músico. Manifestações convocadas via facebook- deve ser tão bom mudar o mundo sem sair de casa, só com um teclado de um computador. Acho que é a minha profissão de sonho: activista do facebook. Não preciso de sair de casa mas sou o mentor e ai de quem não fizer likes nas minhas causas! Organizo logo grupos para exterminar quem o não fizer.- obrigaram a Tmn a cancelar o concerto que realizar-se-ia na sala Tmn ao vivo devido à péssima publicidade que o evento acarretaria.
Este histerismo em relação aos conteúdos líricos de determinados artistas sempre me fez confusão. Proliferam por toda a europa concertos de bandas com orientações anti-semitas e de todo o tipo estereotipado de ódios, mas nunca se tenta boicotar os seus eventos. A liberdade de expressão é, supostamente, um dos pilares dos países civilizados.
Este caso é diferente. Confrontado pelas acusações, Sizzla apenas diz isto :" Sou jamaicano. No meu país a homossexualide é um crime punido com 10 anos de prisão."
Devo andar muito distraído porque sempre pensei que o estandarte do Reggae e demais estilos musicais jamaicanos era mesmo o "peace and love.""" Pelos vistos deveria ser "peace and straight love".... O Bob Marley nunca poderia cantar "No man, no cry".
A letargia provocada pelo consumo excessivo de erva nos reggaers, poderá ser uma boa arma para passar as mensagens subliminares de ódio e de limpezas étnicas. É tão inofensivo e "boa onda" o reggae....

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O fim anunciou-se mas eu consigo alimentá-lo. Com a minha mão nos seus lábios dou-lhe tempo. O seu alimento de agora...
Um artista não é somente um criador, mas também um lutador.
o conflito é sempre consigo próprio.
Quanto mais sangrenta for a batalha, melhor se torna a sua criação.
Um artista necessita de submergir em dor profunda para criar algo que marque quem posteriormente se depara com a sua obra.
O verdadeiro artista não sabe se o que criou é bom ou não, nem se interessa com isso.
As obras que o marcam e das quais mais gosta são aquelas que proporcionaram um armistício e uma paz temporária. Curiosamente, essas mesmas obras são as quem recebem melhores críticas.
O verdadeiro artista não busca reconhecimento, apenas paz.
Só possível através da criação...

terça-feira, 3 de abril de 2012

Mulheres de armas, o regresso. Volume tuga...

Black Widows, a única banda de metal portuguesa totalmente formada por mulheres. Mas que sonoro... Só de pensar que esta música tem quase 15 anos faz-me sentir velho...

Tenho saudades dos tempos das demo-tapes em K7.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sempre a abrir a noite toda, sempre a rock n rollar...

O presidente da Hungria renunciou ao seu mandato por ter sido descoberto que plagiou a sua tese de mestrado.
Por cá tivemos um primeiro ministro que tirou o curso de engenheiro ao domingo e continuou como se nada fosse... E supostamente a Hungria é que era um país de terceiro mundo.

A existência humana neste planeta chamado Terra não será apenas para servirmos de cobaias numa espécie de "big brother" onde outra espécie exibe as nossas parvoíces, conflitos e auto-destruições, em horário nobre? Não serão extra-terrestres voyeurs da nossa decadência? Entretenimento a nível universal...

domingo, 1 de abril de 2012

"Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos: dá vontade de lhe bater!». José Saramago

"...Chorava-se por isso no enterro de Albert Buchmann, como em qualquer outro, não pela falência individual de um corpo mas pela continuação da falência da comunidade dos homens e do seu principal projecto,a imortalidade. " Gonçalo M. Tavares in Aprender a rezar na era da técnica.

"Art is the gateway to the soul." Ugly Americans.

Anathema- Wheather Systems

11º álbum de Anathema, uma banda que sempre esteve em constante mutação onde em cada álbum ocorre uma verdadeira metamorfose em relação aos anteriores.
Neste "Weather systems" esse fenómeno ocorre novamente. A banda acalmou e muito a sua sonoridade. Bastante mais acessível que os anteriores. É o primeiro registo da banda que me entrou à primeira audição.
Anathema já há muito que deixou de trilhar os caminhos rochosos e escarposos do metal. Progressivamente- esta é a palavra chave na careira da banda- tornaram-se mais melódicos e menos agressivos em termos sonoros embora, paradoxalmente, em termos de letras o caminho foi exactamente o oposto.
Vincent Cavanaugh é um excelente escritor e cada uma das suas letras contem uma raiva excelentemente metaforizada. A sua voz enquadra-se perfeitamente na sonoridade da banda e em plena erupção de melodia narra assuntos muito íntimos e introspectivos e muitas vezes, extremamente tristes. Nunca teve medo de expor-se e aqueles pequenos laivos de raiva que a sua voz transite não deixam ninguém indiferente.
Neste álbum, porém, as letras já não contém muita dessa raiva. A banda parece ter assinado de vez um armistício com a existência humana. É um álbum de alguma forma conformista. Algo como "this world is wonderful" é algo que nunca pensei ouvir numa música de Anathema.
Os duetos com a excelente Lee Douglas ocasionalmente já existentes noutros registos marcam sem dúvida este álbum. Por momentos fizeram-me lembrar os duetos que Nick cave foi fazendo ao longo da sua carreira. Os registos vocais de Vincent e de Lee são bastante idênticos o que acaba por retirar um pouco de brilho ao álbum, visto ocorrerem na maior parte das músicas.
Em suma, este é um álbum apaziguador. Reflexo de uma maturação normal do ser humano. Os 40 anos dos irmãos Cavanaugh em muito devem ter contribuído para esta paz agora não temporária aparentemente. As influencias PinK-Floydianas não estão tão vincadas nesta gravação apesar de pairarem sempre um pouco no ar como um fantasma com o qual a banda não tem medo de se confrontar.
Um bom álbum para acompanhar uma boa leitura visto ser bastante suave. Já não existem aquelas guitarradas frenéticas de outrora.
Só espero que se a banda vier em digressão cá com este álbum não cometa o mesmo erro que cometeu com o anterior, isto é, tocar o álbum na integra. Acho que desta vez adormecia mesmo...
Olá Amor
Estranha flor
Tens o poder
Do meu sofrer
E o segredo
Do meu degredo
Doce Amor
Negra flor
Doce Amor
Amarga flor
A ti pertenço
Só em ti eu penso
Por ti me afundo
Adeus ó Mundo
Estranho Amor
Negra flor
Doce Amor
Amarga flor
Queres-me animal
Para tratares mal
Como um capricho
Deitado ao lixo
Doce Amor
Negra flor
Doce Amor
Amarga flor
Carícias garrotes
Abraços chicotes
Cálices de mel
Cheios de fel
Estranho Amor
Negra flor

Sussurra aos meus ouvidos.
Canta algo que ecoe no vazio da minha consciência.
Transforma as tuas palavras em barcos decididos em enfrentar o mar revolto que fustiga as rochas do meu pensamento.
Uma palavra poderá ser um farol para uma ideia naufraga.

A melodia do silêncio é ensurdecedora.
Os gritos mudos estão escritos em sangue endurecido pela acção do tempo.
Mas a tua voz... ah, a tua voz... Astrolábio ou bússola desconhecida pelos navegadores de outrora, mas desejada por mim quando do topo do meu petroleiro que transporta poemas negros e pesados tento avistar terra firme onde os poderei sepultar.
Conseguirei eu escavar sepultura funda o suficiente que os mantenha longe da vista e da memória?

O teu murmúrio tão belo é carregado nos ombros das ondas.
Pudessem elas levar-te o meu que insiste em apenas ganhar forma no meu pensamento mas que não ganha vida porque eu não consigo dizer-te...