segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Daqui a pouco tenho mais galardões do que o Gonçalo Tavares.



Mais um selinho aqui para esta coisa. Desta vez por colocar boa música. Thanks Karmakosmic. Para exibir triunfalmente este troféu tenho que identificar o álbum musical que considero como o melhor de sempre e "fazer um texto a justificá-lo como só eu o sei fazer." Deve ser deve... Mas desafio aceite...

O melhor álbum de todo o sempre é "Suicidal emotions" de Abyssic Hate.
Começando na capa, que tinha que ser algo pungente para igualar um título tão forte. A preto e branco- não há cores na desolação- temos Einar, dos suecos Funeral, exibindo auto-infligidos cortes profundos. Pouco tempo depois Einar suicidar-se-ia. É uma imagem forte e verdadeira ao contrário de todos os posers que vi um pouco por esses palcos de Portugal que se flagelam em palco só para simularem algo que nunca na vida irão sentir; um ódio e dor prementes que leva alguém a mutilar o seu corpo porque a dor física é bem mais tolerável do que a mental...
Shane Rout é o homem responsável por este projecto australiano. Compõe e toca tudo sozinho. Shane é mais conhecido pelas suas ideologias políticas do que propriamente pela música que executa. Tive já várias ameaças de porrada apenas por vestir uma camisola de Abyssic hate. Os activistas em Portugal só me fazem rir. Lembro-me de uma suposta activista anti-nazi sair toda incomodada de um concerto meu só porque fiz uma saudação hitleriana para cumprimentar um amigo meu acabadinho de chegar ao local. Enfim... os princípios só servem mesmo para se dizer que se tem...
Voltando ao que importa:
"Suicidal emotions" é um álbum negro. Mais negro do que as próprias trevas. Mas é sem dúvida um álbum paradoxal. É composto por uma parede de betão de guitarras e baixo com enorme distorção acompanhados por uma bateria complexamente simples. Não é rápido, a maior parte dos temas andam a meio-gás. A voz é um sussurro gritado repleto de raiva e dor.
O que torna este álbum tão especial para mim é sem dúvida a melodia que uma outra guitarra imprime que trespassa completamente a barreira sonora aparentemente impenetrável criada pelos restantes instrumentos. É uma melodia tão melancólica e bela que enfeitiça totalmente. Parece não pertencer a este disco e que não faz qualquer sentido tendo em conta a negritude sónica por onde parece vaguear.
É uma guitarra mágica que aparece nos momentos certos e me transporta em viagens extra-corporais. É aquela beleza que surge no meio de uma tempestade de tristeza, aquela força no meio da ausência de forças, a dor fulminante que nos faz sentir vivos quando não nos sentimos, uma porta aberta que surge em plena crise de claustrofobia.
O álbum é composto apenas por 5 temas. 4 deles com duração bem superior a 10 min. Cada um é uma viagem diferente pela misantropia. O aparente ruído criado por toda a distorção ata-nos a uma pedra existencial e apunhala-nos violentamente e só quando vemos o sangue a jorrar nos apercebemos de que a melodia e melancolia já nos elevou e vemos então o nosso corpo inerte perecendo perante as agressões internas e externas. A mesma melodia envolve-nos numa espiral de êxtase não-carnal que nos faz sentir em harmonia no seio de eclosões de desespero.
Destaco o tema "despondency" como o meu favorito no meio destas obras primas. Os últimos dois minutos são de uma violência extremamente bela. Contorcem almas vagueantes apenas com o som de guitarras. A prova de que não é necessário praticar musica a 500 à hora para ser violenta.
Concluindo o que já vai sendo uma missiva de longo alcance, "Suicidal Emotions" não é um álbum de audição fácil, mas a sua melodia tão simples e cativante, quando absorvida, fá-lo parecer uma sinfonia de wagner, daí eu dizer que este álbum é para mim o melhor: Porque eu sou paradoxal. Sou duro e agressivo mas com uma beleza escondida capaz de eclipsar sois e luas quando absorvida...



Para completar este desafio tenho agora que oferecer este selo a dois blogs de pessoas que ouvem boa música.
Aqui ficam os blogs destas meninas tão simpáticas que tem que dizer também qual o melhor álbum de sempre e o porquê...

http://o-nada-nihil.blogspot.com/

http://realejoinocuo.blogspot.com/

Queria pôr aqui os links com acesso directo, mas não percebo nada disto. Não sejam preguiçosos e copiam os links. Não custa nada, vá lá...

2 comentários:

o nada nihil disse...

Já está :)

Lady Candlelight disse...

Feito tb mas n vas com grandes expectativas lol