sexta-feira, 20 de julho de 2012

O primeiro passo para abandonar uma dependência é admiti-la.

Nos últimos tempos tenho adquirido o estranho vício de acumular livros que tenho para ler. Já tenho uma pilha considerável. A minha mesinha de cabeceira ameaça ruir perante o peso desta versão literária da torre de Pizza.
Um viciado é alguém que não consegue parar. Que só pensa em maneiras de conseguir mais e mais...
As visitas à biblioteca já não chegam. O material não é de tão boa qualidade agora. O bom já o consumi sem ter noção disso.
O novo dealer já é conhecido desde o tempo em que o vício estava controlado. Quando umas pequenas doses bastavam para aliviar um pouco a dor eterna. Falo da Fnac. Não posso entrar lá. Tudo chama por mim sedutoramente prometendo-me grandes viagens dentro da minha mente provocadas pelas palavras de outros...
Perco literalmente o controlo.
Hoje saí de lá com mais 5 livros para alimentar este vício devorador.
João de Melo,Wilhem Reich, Philip Roth, Chico Buarque, Afonso Cruz com a companhia de duas canecas com frases de João Tordo e do meu grande amor Fernando Pessoa para o menino beber o seu leitinho pela manhãzinha enquanto a ressaca literária não se faz abater com violência sob a minha mente ainda a tentar voltar para os sonhos...
Preciso de ajuda. Olho para o espelho e já não me reconheço debaixo das enormes olheiras resultantes de noites quase inteiras a ler.
A degradação é bem visível. Já não consigo falar com ninguém. Só penso em ler... Desenvolvo agorafobia. Não quero ver ninguém. Apenas as páginas dos livros que andam espelhados por todo o lado. Agora até no meu carro tenho pequenas doses escondidas para o caso da ressaca tornar-se insuportável.
Sexo não é nada comparado com o prazer de tocar um livro na sua lombada, despi-lo totalmente e beber todos os sucos libidinosos das suas palavras...
Não consigo parar, mas perante um livro de Afonso Cruz intitulado "Jesus Cristo bebia cerveja" e na capa com o dito cujo a segurar o verdadeiro santo graal (um fino) na sua mão, como é que um junkie consegue resistir?

É só mais uma dose... Só mais uma, prometo...


O velhote que aparece neste vídeo é só Aldous Huxley...

Sem comentários: