quinta-feira, 19 de julho de 2012

Top of the Pops. my way...

Sou desafiado a criar uma superbanda com os melhores músicos que já vi ao vivo e os 10 melhores concertos que contaram com a minha exigente presença.
Como não recuso um desafio aqui vai:

Melhor baterista:
Proscriptor McGovern dos americanos Absu.
O homem é uma máquina de espancar as peles da bateria! O verdadeiro artista dos contratempos. O seu estilo de tocar é pouco ortodoxo e as suas batidas são estranhas mas encaixam perfeitamente e fazem todo o sentido.
Alia à velocidade sobrehumana ainda ser o vocalista da banda. Um fenómeno!!!!!!!!

Melhor baixista:
Justin Chancellor-Tool.
É uma banda que não me diz absolutamente nada, mas que tem grandes músicos destacando-se imediatamente Justin.
Aquele baixo é letal! Na maior parte das bandas o baixo é um instrumento secundário, mas em Tool muitas vezes ganha a liderança total das composições. O exemplo máximo de que um baixo não serve apenas para acompanhar a bateria e onde o limite é a imaginação.

Melhores guitarristas:
Kirk Hammet- Metallica.
Não é preciso falar do talento de Kirk Hammet. Tantas vezes denegrido por invejosos que desejavam ter o talento do dedo mais pequeno do pé de Kirk. Aqueles solos em Metallica decente não deixam ninguém indiferente.

Gregory Macintosh- Paradise Lost.
O guitarrista mais original de sempre. Criou o seu próprio som. Reconhecivel a quilómetros de distancia.
Uma harmonia em espiral de distorções exala dos seus hábeis dedos sempre que toca numa guitarra... E um cabelão enorme sob o qual ele se esconde como para dar todo o destaque à sua guitarra que parece tocar sozinha.

Melhor vocalista:
Adolfo Luxúria Canibal- Mão Morta.
Tinha que ser!!!! Este homem é um senhor!!! O maior e não digo mais nada...

Melhores concertos:
1º- Paradise Lost- Gsm- Barcelos.
Fantástico! Por tudo: o local, a companhia, o reatar deste amor enorme que nutro por esta banda após um divórcio de 10 anos quando decidiram aventurar-se pela electrónica. Só faltou uma música para eu ter o mais intenso orgasmo da minha existência.

2º- Metallica- superbock Superrock- 2007.
Bilhetes à borla e nenhuma vontade para os ver naquele dia. Temia uma seca tremenda porque Metallica de Metallica já nada tem. Mas.... um concerto só com temas editados até 1991 jamais ousaria sonhar!!!!!!
durante as 3 horas de concerto voltei à minha infância. Uma viagem temporal fantástica que nem a Nothing else matters conseguiu travar. Lars Ulrich tornou-se suportável talvez pela primeira vez nesse dia... Por muita cagada que fez atrás da bateria, estavam lá os Metallica que eu sempre gostei. Um concerto para fans a sério da banda!!!!!

3º- Iron Maiden- Superbock Superrock 2008.
Não sou adepto desta banda. Respeito-os muito por serem uns monstros da música, mas ao vivo surpreenderam-me imenso.
Uma banda que tudo deve aos fans ferverosos que tem e dá tudo por eles. Aquilo é que é profissionalismo!!!!
Espectáculo puro com um Bruce Dickinson cinquentão a manter um timbre vocal só ao alcance dos iluminados. Lindo Lindo.

4º- Franz Ferdinad- Superbock Superrcok- 2006(?)
A encarnação do espirito do rock n roll! Festa total!!! Uma banda é para tocar ao vivo e estes ingleses partem tudo . Sempre a rock n rollar e sempre com vontade de tocar mais. A unica banda que vi que deu 4 encores! O ultimo com as luzes desligadas e mais de metade das pessoas já fora do recinto!!! Rock n roll lives!!!´

5º-Slayer- Superbok Superrock- 2008
Uma das bandas que cresci a ouvir. Concerto curto, pois tocaram antes de Maiden, mas a violência das suas músicas estava toda lá. Quando engataram nos clássicos dos anos 80, nunca tinha visto tanto mosh na minha vida. Uma verdadeira matança!
A verdadeira máquina trituradora ao vivo. Provavelmente não os verei mais pois a banda está em risco de terminar.

6º- Anathema- Hard Club 2003(?)
Concerto lindo no antigo e único Hard Club. Pouca gente, o que tornou isto uma experiência muito intimista.
Básicamente a set list foi assente nos álbuns alternative 4 e judgement que são os meus favoritos para terminar com uma versão fantástica de confortably numb dos Pink Floyd. Grande vocalista David Cavanaugh. Nesta altura ainda estava zangado com a vida, agora está assim um pouco para o calminho.

7º- Janes Adiction- Alive 2011
Banda dos ninetys que não é muito conhecida, mas que revelou-se uma grande surpresa ao vivo.

8º- Mão Morta- Santo tirso 2009.
Tinha que entrar aqui!!! Grande setlist!!!! E Adolfo em grande culminando com uma apoteótica conversa comigo no backstage.
Os roadies ofereceram-me muitas cervejas e uma garrafa de uísque no final!!! Querem melhor do que isto????

9º- Leonard Cohen-2008.
Grande surpresa para quem lê isto, não??? Para quem tem 70 e tal anos e uma carreira enorme tanta humildade surpreendeu-me. E aquela vozinha rouca????? O verdadeiro avô cantigas. Grande homem...

10º- Linda Martini- superbock 2006.
Ainda desconhecidos, foi o ponto de descolagem para os altos voos de agora. Fui esbofeteado pelo poder do seu som e letras muito bem escritas. Jamais lhes perdi o rastro depois daquele concerto...

Sem comentários: