sábado, 30 de abril de 2011

Aluga-se tempo livre. Leilão público neste blog. Façam as vossas ofertas,. E vai uma, duas, três. Vendido para o zombie em troca de um gin tónico.

Pois é. E tal e coisa... Será certamente motivo de inveja para muita gente, mas eu tenho demasiado tempo livre. Pensei em prostituir o meu tempo livre. Sempre estamos em crise não é?

Tenho tanto tempo livre que nem sei o que fazer com ele. Irrito-me solenemente por vezes. Gosto muito de ler e essa é uma óptima maneira de matar tempo, mas agora encontro sempre defeitos em todos os livros que toco. Trouxe da biblioteca um livro de crónicas do Miguel Esteves Cardoso. Ele é extremamente tresloucado a escrever, coisa que adoro, mas quem lê duas ou 3 crónicas dele acaba por perder a paciência. Tenho 2 livros de Lobo Antunes para ler, mas ainda não acabou o "tempo" que impus na nossa relação depois da leitura do " Ontem não te vi em Babilónia.".
Os dois volumes de "vermelho e negro" de Stehdhal agonizam tentando despertar a minha atenção, mas a vontade de ler clássicos parece ter sido ferida de morte. Agora só me apetece ler livros contemporâneos e quanto mais parecidos de sair do manicómio melhor. Portanto, não vai ser a ler que vou "matar" tempo.
Vou então tomar café.
Isto de estar sempre imerso num universo paralelo, permite-me elaborar planos que até fariam corar o próprio Maquiavel.
Reparo que o único jornal em que as pessoas pegam para ler é o jornal desportivo. Toda a imprensa é uma boa maneira de manipular opiniões, mas parece que os poderes do dark side of the force ainda não se aperceberam do poder dos jornais desportivos.
Inventam-se notícias a toda a hora e os únicos cronistas que conseguem que as suas crónicas sejam lidas e comentadas são os que "escrevem" nos jornais desportivos. Os filósofos da bola como eu lhes chamo.
É curioso ouvir as pessoas empregarem termos que não fazem a menor ideia do que significam, só porque o leram n`A Bola ou no record. Um exemplo máximo: "In extremis." O que significa isso? Apetece-me perguntar ás pessoas sobre o seu vasto conhecimento de latim. Será que sabem que significa "em ultimo recurso."?
Portanto, poderes aspirantes a dominadores, porque não meterem assim disfarçadas pelo meio de uma notícia tipo "Jorge Jesus espirrou no ultimo treino. Será que vai aproveitar a constipação para assinar pelo Atlético de Madrid?", as vossas ideias de dominação mundial com mensagens subliminares? Essas pequenas e estapafurdias "notícias" são devoradas vorazmente pelos leitores. Boa maneira de ir moldando opiniões não seria?
Outra boa ideia seria colocar alguns dos bons escritores portugueses a escrever umas crónicas nesses jornais. Pelo menos seriam mais conhecidos do que o próprio papa.
Já estou mesmo a ver, Gonçalo M. tavares a romancear a análise de um jogo qualquer. "O jogador x tem uma má relação com a bola, porque esta faz-lhe lembrar dos maus tratos que tinha no recreio da escola. Quis ser jogador para provar aos que lhe batiam que seria melhor do que eles. A psicologia humana é tão fodida." ou " André Villas-boas mantém sempre a barba por fazer porque isto é o protesto da geração à rasca. Quando nos dão cargos importantes conseguimos destronar os "graudos" de cabelo branco totalmente retro e que mascam chiclas de boca aberta."
Porque não apostam as editoras dos novos e mesmo dos consagrados escritores portugueses nisto? Duvido que fizesse as pessoas comprar mais livros, mas pelo menos assim que vissem um livro no Pingo Doce quando lá vão ao domingo, lembrar-se-iam do nome e pegariam nos livros.
"Eh pá! Este não foi o gajo que escreveu que o Alan foi agredido por uma força invísivel que saiu do corpo do Javi Garcia no último Braga-Benfica. Ninguém viu nada, mas da maneira como o homem se contorcia agarrado ao pescoço estava quase a ser assassinado."?

Portanto já viram o que o tempo livre em excesso me faz. Se não o tivesse, este texto jamais veria a luz do dia. E que perda para a humanidade que seria...

1 comentário:

Mephisto disse...

Este é um dos melhores textos que alguma vez deixaste aqui. Isto é de cagar a rir.


Nota: os caracteres que tenho que escrever formam a palavra fodi-te, embora não escrito desta maneira. lolol