segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Welcome to the jungle.

Assiste-se a um fenómeno deveras caricato nos tempos que correm: muitas adolescentes andam vestidas com camisolas de Guns n roses, com correntes, picos e mais parafernália usada pelos mais acérrimos adeptos de rock n roll. Como eu sou mais curioso do que um gato, decidi interpelar uma dessas jovens perguntando-lhe qual era o seu álbum favorito de Guns. Fui recebido com um olhar fulminante como se tivesse acabado de dizer o maior insulto do mundo, ou como se a jovem estivesse na presença do maior pervertido do mundo, mas resposta não obtive nenhuma.
Estava com uma amiga aquando desta situação sui generis que ria-se desalmadamente quase com lágrimas nos olhos. A minha reacção foi de profunda dúvida por ambas as reacções. Lá estava mais uma conspiração das mulheres para comigo- pensei eu.
A minha amiga depois de controlar o riso lá me elucidou que agora as lojas de roupa tipo Zara, Bershcka, Mangos e afins apostaram em força nesta vertente de vestuário sendo essa a razão para eu assistir a uma infestação de camisolas de Guns n roses como nunca vi, mesmo nos anos 90 quando Axel Rose, Slash e companhia estavam no auge vi tantas camisolas desta banda.
Não sei quem determina estas tendências da moda, mas esta já era de prever após a banalização do uso de calças rotas, algo que sempre foi conotado, vá-se lá saber porquê, com toxicodependentes, alcoólicos, ladrões, enfim toda a escumalha social.
Será o efeito Pussy Riot? Todas as pitas agora querem vestir-se de punks? Não sei. Nunca percebi esses meandros da moda.
Só sei uma coisa; os inventores do andar casualmente com camisolas de bandas de rock foram os funcionários da construção civíl. Portanto, acho que era justo darem-lhes o crédito por estabelecerem modas. Alguns usavam mesmo camisolas lindas cobertas de cimento que eu sempre quis ter, mas que nunca vi à venda.
Fica aqui uma interrogação: o que irão fazer as pessoas que sempre trajaram desta maneira? Usar a camisola de uma banda e vestuário rock n roll era uma forma de irreverência e afirmação (?). Irão começar  a vestir-se à betinhos só para serem diferentes? É que correm o risco de serem confundidos com a multidão escrava da moda.

1 comentário:

joshua_devil666 disse...

A principal importância nos dias que correm Nuno infelizmente , a imagem é o essencial ,uma vez tive a real oportunidade também de elogiar a um rapaz a linda tshirt dos Iron Maiden que ele trazia vestida nele, e perguntei-lhe se adorava Iron Maiden e Quais os seus albúns preferidos, ele nunca tinha ouvido sequer alguma vez da banda , apenas me respondeu que a tshirt em si era brutal , e não que ligasse nada a Metal, e eu fiquei tipo ok , e pitas como tu relatas aqui já vi aos "milhoes" com tshirts de bandas tanto como Guns , Nirvana , Ramones e no entanto eu tenho uma certa ideia que se lhe fosse feita umas questões elas não sabiam do que se tratava , hoje em dia usar o cerebro para utilidades está fora de questão , é muito mais importante seguir se padrões e modas passageiras do que ter personalidade para se ser quem se quer ser ,exelente post como tantos outros, abraço nuno