quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Em Portugal há grandes escritores e letristas\cantores... e depois há o Rui Reininho...
Pessoalmente, não gosto mesmo nada de GNR, tem o meu respeito por ser uma banda que já anda aqui há muito tempo. Adorava, em tempos, cantar o refrão da "Pronuncia do Norte", mas apenas para irritar os lisboetas.
Rui Reininho é daqueles autores demasiado complexos para eu perceber. As suas letras parecem saídas da Twilight zone. Ora vejam bem:

"leve levemente como quem chama por mim"
Fundido na bruma no nevoeiro sem fim

Uma ideia brilhante cintila no escuro
Um odor a tensão do medo puro

Salto o muro, cuidado com o cão
Vejo onde ponho o pé, iço-me a mão

Encosto ao vidro um anel de brilhantes
É de fancaria a fingir diamantes

Salto a janela com muita atenção
Ponho-me à escuta, bate-me o coração

Sabem que me escondo na Bellevue
Ninguém comparece ao meu rendez-vous

Porta atrás porta pelo corredor
O foco de luz no ultimo estertor

No espelho um esgar, um sorriso cruel
Atrás da ultima porta a cama de dossel

Salto para cima experimento o colchão
Onde era sangue é só solidão

Os meus amigos enterrados no jardim
E agora mais ninguém confia em mim

Era só para brincar ao cinema negro
Os corpos no lago eram de gente no desemprego.

O que dizer a isto? O homem ou é um génio ou um louco. A fronteira entre um e o outro é definida pelos transeuntes que se cruzam com o sujeito em análise. Eu não sei o que dizer... Aparentemente, as suas rimas parecem despidas de sentido, mas será assim mesmo? Será que não há mais nada a espreitar para além do óbvio? Será tudo assim tão linear? O que me escapa ao ouvir as suas palavras? Quem sabe se nas suas letras, escondidas entre palavras desconexas não se esconde mesmo a resolução do mistério do sentido da vida?
Os grandes génios foram algures considerados de loucos. Será que ele é o David Lynch da música portuguesa? um heterónimo ainda vivo de Fernando Pessoa?
Ou mais importante ainda: valerá a pena eu ter perdido o tempo a escrever este texto?
Um dia que eu ingresse na universidade, esta busca pela verdade sobre Rui Reininho será o tema do meu mestrado. É tão importante para a humanidade este tema como a procura de deus.
Eureka!!!! Se calhar acabei por responder a esta tão importante pergunta. Quem sabe se o homem não é mesmo deus? Sempre ouvi dizer que as suas maneiras de actuar eram estranhas, mas serão tão estranhas quanto as letras de Reininho?

1 comentário:

Lady Candlelight disse...

Se calhar só passará a génio depois de morto,é o curso normal por estas bandas!

Olha Eureka disse-me um espanhol à dias na manifestação do 15 de Outubro,não sei o que eu fiz propriamente para que ele me dissesse isso :/ weird!